Castro Laboreiro e Lamas de Mouro

segunda-feira, outubro 30, 2017


"Toda a verdadeira vida é encontro" Martin Buber
    ( dedicado a Adriano Cerdeira)

Lamas de Mouro

Parti em direção a Melgaço para um encontro, tendo a visão de muita paisagem queimada pelo caminho. Não era esse o meu destino mas decidi que seria essa a minha primeira paragem. Uma paragem e um encontro de despedida que tinha decidido fazer, por mais que me custasse...iria ver o pai de uma amiga que se encontra com a vida presa por um fio, em fase terminal de cancro. Há pessoas que me marcam de diversas formas, ele marcou-me pelo carinho e pela forma como me tratou, sempre que me encontrei com ele e me recebeu em sua casa. Sempre a rir e cheio de boa disposição. Há alguns anos que não nos víamos e ia com medo, sem saber como o iria encontrar...
Castro Laboreiro

Recebeu-me como sempre: com uma infindável alegria, uma incrível lucidez e uma inacreditável boa disposição e otimismo, para quem está, como ele, acamado e muito debilitado. 
Assim que cheguei disse-lhe que tinha uma anedota para lhe contar e, embora o meu jeito para contar anedotas seja igual ao meu jeito para falar línguas (nenhum!), riu-se imenso com a anedota que lhe contei. Todos os minutos que ali estive foram cheios de luz, alegria e sem lhe ouvir uma única lamuria! 


Castro Laboreiro

Aproveitei a chegada de uma enfermeira, que iria fazer-lhe tratamentos, para me despedir. Despedi-me dele normalmente mas com alegria, não olhando para trás uma única vez quando saí. Como nos haveremos de despedir de alguém que sabemos ser a última vez? que sabemos que nunca mais iremos encontrar? Saí em lágrimas mas de coração cheio, contente por ter feito tantos Kms só para o ver, ouvir as suas gargalhadas e saber que ficou contente com a minha visita!
À saída, em lágrimas, a sua esposa disse-me: "E eu também nunca mais a volto a ver na vida!". Prometi-lhe, entre lágrimas, que voltava, que não seria a última vez que nos encontrámos. E irei voltar !

Castro Laboreiro

Rumei em direção a Castro Laboreiro onde ficámos no Hotel Miracastro. O hotel é bastante simples e o pequeno almoço muito "pobre", valendo sobretudo pelo restaurante do Hotel que, para além da especialidade de Bacalhau com Broa, tem uma óptima comida. Em Castro Laboreiro é a amplitude da paisagem que nos tira o folêgo, apesar de se poder visitar o Castelo e algumas pontes antigas, o que mais atrai é a paisagem natural...



Castro Laboreiro

Gosto muito desta região, sobretudo de Lamas de Mouro, um dos meus sítios preferidos em Portugal. Em Lamas de Mouro existem uns Bungalows maravilhosos no Parque de Campismo que estavam esgotados. 


Lamas de Mouro

Mas este ano, em todos os locais que percorri, falta a magia da chuva...não há musgos, não há cogumelos... devido ao excesso de luz, as folhas não amarelaram,  o chão não está alcatifado com aquele verde lindo onde apetece andar descalço... 


Lamas de Mouro

Tudo reflecte este calor e seca excessivos e as Cascatas passam despercebidas pela falta de água. Apesar de tudo Lamas de Mouro é um lugar mágico, onde se passeiam em liberdade os Cavalos Garranos, Mantilhas de Cães Castro Laboreiro e as Vacas Barrosãs,  onde ainda há verde e paz e aonde me encanto em cada encontro! 


Lamas de Mouro

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!