Sumo de Romã

domingo, outubro 15, 2017

"Fora de ti há o mundo e nele há tudo que em ti não cabe. " Fernando Namora



Esta frase do poema "Coisas, Pequenas coisas. Fazer das coisas fracas um poema" faz-me pensar que talvez seja um ato de amor olhar para as coisas pequenas e descobrir nelas efeitos curiosos, novos efeitos, chegando à descoberta dos tesouros que nelas encerram.



As Romãs na Antiguidade foram sempre um símbolo do amor e da fertilidade ( será por isso a associação de Roma, Romã, Amor?). Hoje continuam a ser um símbolo de sorte e prosperidade, e descubro que contém mil e umas propriedades benéficas (tantas quantos os seus bagos!). São, entre outras coisas, um poderoso anti-oxidante e anti-inflamatório, têm uma grande quantidade de potássio que, aliado ao seu reduzido nível de sódio, ajuda a repor o nível hídrico das células. Isto traduz-se numa recuperação mais eficaz da saúde das células, melhorias no sistema nervoso e muscular, e redução da tensão arterial.


Ora eu que já não vou para nova e que adoro Romãs (apesar do trabalho e sujeira que dão para as comer), hoje resolvi fazer Sumo para ver se fazia efeito e conseguia voltar a mexer-me normalmente! É que devido à minha decisão drástica de voltar ao ginásio (agora que me aproximo vertiginosamente dos 50 anos), depois de uma semana de exercício, hoje quase não consigo andar e de cada vez que me sento, grito 10 vezes "ai!" demorando uns 10 minutos a conseguir ficar na vertical! A idade não perdoa e isto de correr, andar aos saltos, murros, pesos e flexões é complicado para uma pessoa da 3ª idade!




Hoje as Romãs foram consumidas em sumo e às colheradas!  Se colocar numa taça os bagos de Romã, já descascados e limpos, toda a gente vai querer  comer, nem que seja como sobremesa, porque já não dão trabalho nenhum!

Enquanto isso, nos bastidores fui "apanhada" no quintal do vizinho... isto porque "o quintal do vizinho é sempre melhor que o minho", ai não é assim o provérbio....é "a galinha da vizinha é sempre melhor que a minha" mas à falta de galinha...
O pior é que depois de me agachar já não me levantei mais!!



Receita:
2 Romãs
Água fresca q.b.
( pode juntar folhas de hortelã)

Descasque as cascas retirando, pacientemente, os bagos das Romãs. Retire todas as partes brancas e coloque num copo misturador com um pouco de água. Triture com a varinha mágica e depois coe num passador, pressionando com uma colher. Pode juntar gelo e folhas de hortelã.



You Might Also Like

2 Comments

  1. Lindas fotos! Quanto ao exercício ... bom regresso! Excelente ideia que merece/carece continuação. "Primeiro estranha-se, depois entranha-se" (Carminho)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelos comentários! Tenho que continuar para ficar em forma como tu Carminho! beijos

    ResponderEliminar

Quer comentar?


Click here to see my Photos!