Peixe com Camarão no Coco

quarta-feira, outubro 25, 2017

"Tenho de viver já, senão esqueço-me." Mia Couto


Um dia vou-me embora. Não sei qual o dia mas acho que não vou morrer de morte lenta nem de velhice, (embora um médico meu amigo diga,  que com os meus genes, irei viver até aos 120 anos!). Tenho a mania que vou ter uma morte acidental ou inesperada, por isso tento ter a minha vida minimamente organizada, naquilo que são os aspetos práticos. Vou aqui e ali, nalguns momentos, referindo como resolver certos assuntos de ordem prática se, de repente, me for embora. Como sou filha única (e tenho que tomar conta dos assuntos dos meus pais. já bastante idosos), conto com as minhas filhas para resolver as coisas. Sobretudo à filha mais nova, mais prática e racional, dou instruções de forma concretas e todas as informações úteis e importantes.



Até lá vou fazendo pequenas coisas e grandes disparates, a ver se alguém guarda alguns momentos meus como inesquecíveis. Gosto de pôr uma mesa bonita, gosto de trazer folhas de outono e abóboras para decorar a casa, gosto de acender velas só porque sim. E gosto quando alguém recorda e me fala de alguma  comida ou de algum pormenor que fiz. Porque os sentidos guardam memórias e o que fazemos os outros sentir, de bom ou de mau, é o que irão guardar de nós.

É verdade que perco muito tempo nestas coisas, para alguns um tempo desperdiçado e inútil, mas eu sou assim. Porque só existimos enquanto formos lembrados na memória de alguém! Essa é tão somente a nossa única imortalidade!São apenas pormenores, momentos e sentimentos que recordarão de nós, mas só quando morrer a última pessoa que de nós tiver memória, é nesse dia, e só nesse dia que morreremos.




Receita Peixe com Camarão no Coco:

1 Kg Camarões médios
4 postas de pescada de cozer ( ou outro peixe)
3 tomates pequenos
1 cebola
3 dentes de alho
azeite
2 Pimentos grandes
2 Latas de leite de coco
Arroz Basmati
1 colher sopa cominhos,
1 colher sopa coentros secos
2 colheres de sopa de açafrão 
2 colheres de sopa caril
piripiri q.b.
pimenta q.b
sal q.b.


Descascam-se e reservam-se os camarões crus. Dar uma fervura à pescada sem deixar cozer muito.
Num outro tacho deixar refogar em azeite um pouco a cebola, o tomate ( sem peles nem sementes) e o alho . Deitar o leite de coco e triturar com a varinha mágica o refogado. Acrescentar os 2 pimentos, cortados em tiras finas, colocar o camarão e os temperos. Deixar cozer um pouco e por fim colocar o peixe partido em pequenos pedaços deixando ao lume mais algum tempo. Servir num coco  e acompanhar com Arroz Basmati Frito.




Receita Arroz Basmati Frito

1 Chávena Arroz Basmati
Azeite q. 
3 alhos
Sal q.b.
2 Chávenas de Água


No fundo de um tacho colocar um pouco de azeite com 3 dentes de alho descascados e deixe fritar sem queimar. Retire os alhos e deite 1 medida de arroz Basmati e deixe fritar. Coloque o dobro da medida de água quente, sal q. b. mexa e deixe cozer. Não mexa até estar cozido. Quando estiver cozido retire do lume e mexa com um garfo para soltar e separar os grãos de arroz . Surpreenda e sirva no Coco!

You Might Also Like

5 Comments

  1. ... mil momentos inesquecíveis (contigo) que já conto só até agora! e o que nos falta ainda para viver ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e eu contigo minha alma "génia": genial e com muito génio :)!! beijos

      Eliminar
    2. maria.g.ferreira@sapo.ptsexta-feira, outubro 27, 2017

      És única! Gostei muito do texto e gosto de ti. Beijinhos

      Eliminar
    3. Obrigado Maria Ferreira ! Não sei quem és mas também devo gostar de ti
      :) beijinhos

      Eliminar
  2. Não sabes quem sou eu?!!!!
    Carminho de Almada/Tomar lol

    ResponderEliminar

Quer comentar?


Click here to see my Photos!