Doce de Figo, Maçã e Nozes

segunda-feira, outubro 08, 2018

"O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós." Clarice Lispector


Como reagimos às nossas próprias impossibilidades e limites, será que é isso que nos define? Aceitamos ou rebelamos-nos? Quando a impossibilidade é de nos movermos será que o que nos define é a impossibilidade de estar quieta? E o que é que isso dirá de nós? 

Tento aprender a ficar quieta: a ficar só ali a balouçar na "maionese", no etéreo dos pensamentos e divagações... mas faço essa gestão com muita dificuldade. A aprender a nada fazer! Só respirar e existir simplesmente! Mas mesmo a fazer meditação é difícil parar a mente ou se por segundos a consigo parar, adormeço no meio da meditação, o que é  muito frustrante!


Mesmo quando a saúde me obriga a parar, tendo a abusar. O corpo, (esse coitado!) muitas vezes não acompanha a proliferação de ideias da minha cabeça e não consegue seguir ao mesmo ritmo da  minha inquietude! Cansa-se e eu abuso e estico a corda até à exaustão. Às vezes ela rebenta! E agora depois de uma cirurgia deveria estar quieta, mas não consigo. Ver o desfilar do tempo e tanta coisa para fazer ... tenho sempre uma sensação, que me acompanha ao longo de toda a vida, de que não me vai ser concedido mais tempo para as fazer...
Quando devia estar em repouso, levanto-me para fazer coisas desnecessárias e não urgentes.Felizmente que o corpo é muito resistente, apesar de tudo, e vai resistindo a todas as minhas lutas contra as impossibilidades! E assim saiu um doce de figo que estava a inquietar-me a ideia! Antes isso que outras inquietações filosóficas de outras impossibilidades!Digo eu... 


Ingredientes
1Quilo de figos com casca
500 gramas de Açúcar
2 Maças Reinetas
Sumo de 2 Laranjas
2 paus de Canela


Lavar bem os figos.
Colocar o açúcar e os figos cortados aos bocados ( com a casca) numa panela, junto com as maçãs descascadas, cortadas aos pedaços. Coloque por cima o sumo de 2 laranjas e os 2 paus de canela.

Deixe cozinhar até a fruta estar meia desfeita.  Triture com a varinha mágica e deite as nozes partidas em pedaços pequenos e deixe ferver mais uma vez. Quando estiver pronto deite em frascos de vidro (previamente esterilizados em água a ferver e deixados a escorrer num pano, bem como as tampas). Depois de deitar o doce, tape com a tampa e deite os frascos de cabeça para baixo até arrefecerem. É um doce delicioso que pode ser consumido no pão ou como entrada com requeijão. Aqui, parece impossível mas já quase desapareceu!




You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!