Farófias com Leite Condensado no Forno

segunda-feira, junho 11, 2018

"Quando eu tiver 70 anos então vai acabar esta adolescência..." Paulo Leminski


Espero eu! Mas, por enquanto, apenas fiz 50 e portanto acho que vou continuar adolescente por mais 20! Apesar da idade, que se vai somando, por fora, no corpo, a verdade é que continuo, por dentro, a sentir-me uma adolescente, cheia de dúvidas, incertezas e inseguranças. O que vale é que, exteriormente, não se deve notar muito  porque toda a gente me acha muito segura de mim.

Pelo aniversário dos meus 50 anos, as minhas filhas fizeram-me a surpresa de publicar em livro, poemas meus, que encontraram manuscritos e escondidos na garagem, datados quase todos da minha adolescência. Fizeram uma seleção (não sei muito bem com base em que critérios ) dentro do enorme espólio escrito que encontraram, transcreveram alguns e publicaram. Acho que se surpreenderam com a pessoa que ali encontraram nos poemas ( e que desconheciam na mãe delas), porque o comentário que fizeram foi de que eu era, naquela altura, uma pessoa muito melancólica, taciturna e solitária.

Insistiram, depois, bastante para que eu pegasse no livro e relesse os poemas. Nem queriam que me fosse deitar naquela noite sem o ler todo. Facto a que, confesso, ofereci alguma resistência. Sempre me imaginei a escrever um livro mas nunca um livro de poemas! Os meus poemas foram sempre demasiado intimistas e sem filtros, deixavam-me completamente a nu...nunca me pareceu que os iria expôr em livro...Até poderia escrever um livro de receitas... mas não de poemas! Mas pela sua expressa vontade, sentei-me a reler e voltei a cada momento em que escrevi cada poema em particular. Voltei a sentir presente, como se olhasse velhas fotos, a mesma emoção ou sentimento ali transcrito em palavras e foi....esquisito. E mais esquisito sentir que continuo a ser assim na minha essência... uma essência de eterna adolescência, numa busca permanente de sabe-se lá do quê! Pode ser que aos 70 eu de facto cresça e deixe de ter comportamentos infantis, como lamber demoradamente, e de olhos fechados, uma colher de doce... 


Ingredientes 

-7 ovos

-1 colher de chá de farinha Maisena
-1 lata de leite condensado
-3 dl de leite + 2colheres (sopa) de leite
- 200 gr de Açúcar+ 100 gr de Açúcar
- Nozes qb para decorar


Bata as 7 claras em castelo e junte 200 gramas de açúcar, batendo até ficar em merengue. Depois, com a ajuda de uma colher coloque as claras num tabuleiro pirex, préviamente untado com Margarina. Leve-as ao forno, a 180ºC por 12 minutos e deixe arrefecer dentro do forno com a porta ligeiramente aberta.

Entretanto, leve ao lume, num tacho, 5 gemas juntamente com a maisena, o leite condensado e os 3 dl de leite, até ficar em creme, mexendo sempre com uma vara de arames. Deixe arrefecer.

Retire as claras do forno e deite o creme de leite condensado por cima por entre as claras ( levantando ligeiramente cada uma para que descole do tabuleiro)

Com os restantes 100gr de açúcar faça o caramelo e, quando estiver claro, deite com muito cuidado (e fora do lume) 1dl de água, mexendo sempre. Misture as 2 gemas com 2 colheres sopa de leite e verta no caramelo, levando de novo ao lume, até ficar em creme. Verta por cima das claras, deite nozes partidas por cima, deixe arrefecer e leve ao frigorífico. Sirva bem frio!

You Might Also Like

2 Comments

  1. Não cresças por favor ... assim fico sem companhia ��!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dont worry ! só se fôr daqui a 20 anos ! Até lá faço-te companhia meu unicórnio mais lindo!:)

      Eliminar

Quer comentar?


Click here to see my Photos!