Piripíri Caseiro

terça-feira, setembro 19, 2017

"Deus fez o alimento, o diabo acrescentou o tempero"James Joyce


É no tempero que tenho um fraquinho diabólico por comida picante! Gosto de tudo com picante, apesar de não pôr picante em tudo. Tive que moderar esta minha tendência ao cozinhar para os outros e muitas vezes deixo o picante na mesa, para alguém que queira acrescentar na hora de comer. Mas para mim não é a mesma coisa! Ou cozinho logo com o picante ou já não lhe sinto o mesmo sabor acrescentado depois. E o Piripíri que faço é tão forte que, mesmo a cozinhar tenho que ter muito cuidado ao colocá-lo: basta molhar a colher e colocar na comida para ficar logo bastante picante.


Certa noite tive um convidado belga a jantar aqui em casa. E apesar da comida não apelar a tal, o convidado pediu se eu tinha picante para colocar na comida, porque gostava muito. Fui buscar-lhe o frasco alertando-o bastante para ter cuidado ao colocar na comida, porque era muito forte. Ele respondeu que viajara pelo mundo todo, que já comera de tudo, de todos os tipos de picante e que estava habituado. Posto isto serviu-se do Piripíri colocando bastante na comida, perante o meu olhar atónito. 
Logo à primeira garfada ficou instantaneamente muito vermelho (ele que era branco e louro), começou a suar em bica e os óculos ficaram completamente embaciados. Pensámos que ia ter uma paragem cardíaca e levantamos-nos todos da mesa para o socorrer! Pelo menos nunca irá dizer, em parte nenhuma do mundo, que o picante português é fraquinho!! E também nunca mais se deve ter esquecido daquele jantar!


Receita

Pique no "123" os Piripíris de forma grosseira e deixe alguns inteiros. Num frasco coloque 1/3 do volume de Piripíris, 2 alhos descascados e 2 folhas de louro. Complete o frasco metade de azeite e metade de whisky (ou aguardente ou vodka ou qualquer coisa com álcool). 

Feche hermeticamente o frasco e guarde. Quanto mais tempo estiver a "marinar" mais forte fica. Depois de aberto o frasco pode guardar-se no frigorífico que dura muito tempo.
(Cuidado ao manusear os Piripíris porque se não utilizar luvas corre o risco de irritar os olhos e restantes mucosas porque são diabólicos!)

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!