Maçã, é evidente!

terça-feira, janeiro 30, 2018

"A ausência de evidência não significa evidência de ausência." Carl Sagan
É evidente que é uma maçã. É evidente a minha ausência. Perdida na rotina dos dias, recuso-me a colocar aqui algo demasiado evidente e rotineiro. Mas a ausência evidente não é de facto ausência: escrevo mil textos na minha cabeça, elaboro mil pensamentos, que não coloco aqui nem em papel. A rotina não é bem rotina, ou é: envolta nos preparativos de Carnaval e centrada no meu aniversário dos 50, parece que estou sempre a escrever, à frente, o tempo. 

E de repente a rotina é interrompida pelo AVC de alguém próximo: um pequeno coágulo no cérebro e toda a rotina (que tanto parecemos detestar) é interrompida. Ando sempre a dizer que a detesto e, no entanto, é tão securizante esse desfiar igual dos dias! Só nos apercebemos disso quando é abruptamente interrompido.

Fazemos coisas ridículas quando perdemos a rotina, como quando tive a minha filha, gravemente doente, internada muito tempo no Hospital da Estefânia ( e eu fechada com ela noites e dias). No dia em que teve alta, saímos os 3 (eu, o pai dela e ela, bebé ao colo) e fomos diretos, do Hospital para a Telepizza, às 4 da tarde. Parecíamos 3 "zumbies", muito pálidos, ela cheia de ligaduras nos braços, cicatrizes na cara e na cabeça. Toda a gente olhava e quem nos ligava ficava surpreso, quando dizíamos que estávamos com ela na Telepizza. Fomos comer Pizza, quase sem ter fome, porque isso foi o que encontrámos mais perto da normalidade: uma necessidade enorme de voltar a ter a normalidade da rotina.

Parece evidente que nós seres humanos somos assim só existimos nesta contradição. Não suportamos a rotina e precisamos desesperadamente dela!
Numa tentativa de fuga à rotina, passei da evidência de uma simples maçã assada, desmontei-a  e voltei-a a montar em fatias, recheadas com nozes e açúcar de cana integral. 

Receita:

Maçãs reinetas
Nozes q.b.
Açúcar de cana integral
Água q.b. ( para o caramelo)

Corte em fatias grossas as maçãs mas deixe as fatias cortadas ao contrário pela mesma ordem. Num pirex volte a colocar cada maçã, montando as diferentes camadas e entre cada uma deitar um pouco de açúcar e nozes.  deite por cima mais um pouco de Açúcar e leve ao forno para assar as maçãs.

À parte faça um caramelo com açúcar e um pouco de água de forma a não ficar muito espesso. Sirva o caramelo com as maçãs.

You Might Also Like

3 Comments

  1. "AVC de alguém próximo"? foi o que me ficou a "tocar" ... que se passa?
    Carminho Garção

    ResponderEliminar
  2. I have been visiting your recipe blog regularly. The way of recipe tips looks to be easy for all readers. I would personally recommend our blog visitors to subscribe to obtain useful posts like this periodically. Particularly post on "Maçã, é evidente!" is awesome. Get in touch with us via our websites veg restaurant mandya | veg restaurant near me

    ResponderEliminar

Quer comentar?


Click here to see my Photos!