Carnaval de Torres Vedras

quinta-feira, fevereiro 08, 2018

"La fantasia no es uma forma de evadirse de la realidade, sino um modo más agradable de acercarse a ella" Michael Ende



Conhece algum sitio onde as pessoas, nesta altura, passem umas pelas outras, correndo de loja em loja, chinês em chinês e apressadamente desejem alegremente umas às outras "bom carnaval!"? que anseiem e pensem nele o ano todo? que se reúnam, meses antes, em garagens e em casa de amigos a costurar fatos de Carnaval? 


Um sitio onde os restaurantes estão esgotados há muito, porque as pessoas se reúnem a jantar, com os amigos, durante esses dias? Em que 3 fins-de-semana antes, comece a andar toda a gente na rua (semi-mascarados ou mascarados), para os "assaltos" de Carnaval? E em que durante o Carnaval, (que dura 6 dias) cada vez que se encontra alguém conhecido ( e são muitos os conhecidos) as pessoas façam uma festa como se não se vissem há 20 anos? Só mesmo em Torres Vedras! 



A cidade respira Carnaval por todo o lado, numa azáfama de última hora para comprar aquele último pormenor que ainda falta ou mais um fato que tanta falta faz! Por aqui toda a gente tem um grande baú de fatos de Carnaval, mas mesmo assim, vai-se continuando a comprar ainda mais!


Assim que acaba a passagem de ano, começam os "assaltos de Carnaval", aos sábados à noiteA palavra "ASSALTO" parece ter origem no facto de um pequeno grupo de amigos, que  secretamente escolhia uma família como vítima, tomava de assalto surpresa a sua casa, servindo-se da habitação ocupada, para uma folia até de madrugada. Nestes dias, as pessoas tinham sempre em casa um "pequeno banquete", para o caso de serem "assaltados", para oferecerem aos "assaltantes".



Longe dos "assaltos" dos dias de hoje, na aldeia, a minha mãe contava que se vestia com as roupas do irmão ao contrário, meia metida na cabeça e com um chapéu, de forma a ficar o mais irreconhecível possível, antes de fazer um" assalto" a casa de amigos. Quando lá chegavam e sempre sem falarem, os amigos tinham comida e bebidas à espera que lhes ofereciam de forma a que os " assaltantes" tivessem que tirar a máscara para comer e beber. Estes, por sua vez, para não serem reconhecidos, levavam já um buraquinho feito na meia, de forma a comerem e uma palhinha no bolso para conseguirem beber. 



Para além desta tradição, na aldeia as brincadeiras eram violentas, sendo uma das tradições os rapazes tentarem " enfarinhar" as raparigas solteiras e  sendo uma questão de honra, para elas, não ser enfarinhadas por eles. Para se defenderem usava-se tudo! (inclusive urina guardada de vários dias) para conseguir que as raparigas saíssem de casa, uma vez que os rapazes se empoleiravam nos telhados à espera que saíssem, e elas tinham que se defender com o que podiam, sempre debaixo de um chapéu de chuva para não serem enfarinhadas. 


Uma das mais antigas matrafonas de Torres Vedras - O Corneta

Quando era miúda, pela manhã, no domingo de Carnaval no largo da aldeia estava tudo virado ao contrário: durante a noite "roubavam" coisas à porta das casas e espalhavam carroças e outros objetos, no meio de cartazes escritos com crítica social relativos a acontecimentos, que durante o ano se tinham passado na aldeia.



Em Torres Vedras, nos últimos sábados, já foi um verdadeiro Carnaval! Os restaurantes já estavam com as mesas cheias de mascarados e o ambiente era de festa! Estas imagens são mesmo deste último fim de semana, antes do Carnaval (porque no Carnaval é impossível sair com a maquina fotográfica!).



Quem me conhece sabe que adoro o Carnaval! No entanto, há 2 Carnavais diferentes em Torres Vedras: o de dia e o de noite, sendo completamente diferentes um do outro. Eu só saio no Carnaval de noite, apesar das dimensões assustadoras que tem adquirido nos últimos anos! Demasiada gente para esta cidade! Os jovens que estudam fora trazem os amigos da universidade, toda a gente traz amigos, os hóteis e todos os alojamentos estão cheios há muito, mas enquanto houver " chão" em casa, há sempre sitio para ficar mais um! 




Torres Vedras é mesmo uma cidade que respira Carnaval! Depois dos assaltos dos últimos dias, é ver as pessoas a correr com fatos e sacos na mão, porque à última da hora falta sempre um qualquer pormenor: uns collants , uma camisola, dado o frio que faz, umas purpurinas ...fazem-se filas nas lojas que vendem as coisas para o Carnaval .



Nas noites que se colam aos dias, porque o final da noite acaba na discoteca Túnel,um destino obrigatório de uma noite de Carnaval, que começa com o Cup da Caravela (como se canta no Samba da Matrafona) e termina por volta das 3 ou 5 da tarde. 
O Carnaval ou se ama ou se odeia, mas este Carnaval aumenta a cada ano. "É uma coisa que não se explica...sente-se"! 

"Zimbóra!" Bom Carnaval!



Deixo aqui algumas sugestões de restaurantes, que provavelmente já estarão cheios. Têm sempre, como alternativa, a famosa Sandes de Cozido ( vendida na Praça e em quiosques ao pé da mesma) para além de todas as " roullotes e bifanas e cachorros quentes, pão quente e farturas.



Sugestões de Restaurantes em Torres Vedras :

Cervejaria O Gordo

Taberna 22

Momentum

Roots

VillaCafé

Mezza

Marisqueira Várzea

Páteo do Faustino

Midi

Restaurante PataniscaNapoleão Taberna

Restaurante Pólo Norte

Restaurante Basilio's

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!