São Miguel - Açores

sábado, agosto 17, 2019

"Viajar, num sentido profundo, é morrer. É deixar de ser manjerico à janela do seu quarto e desfazer-se em espanto, em desilusão, em saudade, em cansaço, em movimento, pelo mundo além." Miguel Torga
- Caminho à Volta da Lagoa das Furnas-
Ando numa fase em que não me apetecem as palavras.Talvez por isso só agora publico a viagem de 5 dias, feita em Junho. Se pudesse partia em viagem, sem destino, à volta do mundo, sem qualquer plano, ao contrário do que sempre faço, em que planifico e estudo o destino antes de partir (apesar de cada vez menos...). Se não fosse para correr mundo, podia ser só a saltitar e a deambular pelas 9 ilhas dos Açores, e aí desfazer-me em espanto. 

Depois de ter visitado as Flores, o Pico, Faial e São Jorge foi a vez de São Miguel. Para mim São Miguel foi um regresso, depois de lá ter estado em 1994, mas por terem passado tantos anos, a memória que tinha da ilha já era bastante esfumada.

Desta vez todos os planos, que tinha feito antecipadamente, caíram por terra . Em primeiro lugar, porque a ilha é muito grande, tem tanto para ver que acabamos por nos dispersar. Foi a 1ª vez ("shame on me") que a Cannon ficou um pouco de lado, e cedi à tentação das fotos de telemóvel. Muitas vezes, tive que optar entre seguir estrada fora de carro, ou parar e andar algum tempo a pé para ver algo que não ficava logo ali, à beira da estrada. Depois, como na ilha se encontravam a viver 3 amigos, assim que souberam da nossa chegada, não nos deixaram sossegar! E ainda bem! sem eles não teríamos ido a alguns locais, nem feito o trilho até à cascata! Mas acabámos por nos "perder" em almoços e jantares e é com vergonha que digo que mal vi Ponta Delgada. Não tive tempo. Posto isto, não esperem deste post um grande guia de viagem para São Miguel. Estive mesmo a espantar-me e viver e respirar azul e verde e... mesmo assim quero partilhar a viagem.

Quando chegámos instalámo-nos em Belém Guest House. Recebeu-nos a anfitriã Conceição com a sua simpatia e uma "enciclopédia" de informações úteis sobre a ilha (já que é guia turística na mesma). A primeira coisa que nos aconselhou foi a instalar a App Spotazores, que nos permitia ver como estava o tempo na ilha, sobretudo verificar o estado das lagoas e se estas estavam ou não encobertas, antes de partirmos ao encontro delas.

O tempo estava cinzento como habitualmente.Começámos a percorrer a ilha, ainda atordoados pelo sono e pela viagem. Afligiu-nos logo a quantidade de turistas e de carros por todo o lado. Nas outras ilhas não fora assim tão visível a invasão turística. Mesmo assim deu para fazer algumas fotos sem gente...
-Lagoa do Fogo-
No final da viagem dei-me conta que, por falta de tempo, não vi tanta coisa...Ponta Delgada, e a Street Art, a Caldeira Velha, Ilhéu de Vila Franca, as Termas da Ferraria, as ruínas do Monte Palace Hotel ... tantos trilhos por fazer...isto tudo para dizer que tenho que voltar, até porque o Rui e a Marta estão à nossa espera. Mas deixo-vos a minha sugestão de Rotas cuja ordem é aleatória :


Rota 1 (Sete Cidades)

Partida em direção às Sete Cidades,(passando Covoada) - Lagoas Empadadas- Lagoa do Canário - Vista do Rei - Lagoa das Sete Cidades - Sete Cidades - Miradouro do Cerrado das Freiras. Sair das Sete Cidades em direção aos Mosteiros -"cumeeiras" - Ferraria -Mosteiros e fazer o percurso até à Bretanha -Visitar o Porto das Capelas - regresso ao alojamento.

Sugestão de Restaurante nesta Rota: Restaurante Américo de Barbosa em Mosteiros (lapas na grelha, mexilhões na grelha, polvo no forno).


-Lagoas Empadadas ( foto telemóvel)-


-Lagoa do Canário (foto de telemóvel)-

-Vista do Rei-

-Mosteiros (foto telemóvel)-


Rota 2 - Lagoa das Furnas
Ir para a Lagoa das Furnas - Fumarolas -parar o carro no lado das Fumarolas – fazer o trilho à volta da lagoa, que demora cerca de 2h30/3 horas - Furnas-(almoço Cozido) -Miradouro do Pico da Ferro- Salto do Cavalo - Parque Terra Nostra - Poças da "D. Beija" - Povoação - Ribeira Quente- Vila Franca  do Campo - Caloura - Plantação Ananazes Arruda - regresso ao alojamento.


Sugestão de Restaurante nesta Rota: Restaurante Tonys nas Furnas ( famoso Cozido das Furnas).

-Lagoa das Furnas (foto de telemóvel)-

-Lagoa das Furnas-



-Lagoa das Furnas-


-Parque Terra Nostra-

-Parque Terra Nostra-

Rota 3 - Lagoa do Fogo
Miradouro da Serra da Barrosa - Lagoa do Fogo - Caldeira Velha -Lagoa do Congro -Lagoa de São Brás- Chá Gorreana - Porto Formoso - Ribeira Grande - Rabo de Peixe - Capelas -  Regresso ao Alojamento

Sugestão de Restaurante nesta Rota: Restaurante Maré Cheia em Porto Formoso (peixe fresco grelhado na hora).

-Lagoa de São Brás (foto telemóvel)


-Lagoa do Congro (foto telemóvel)-
-Lagoa do Fogo-
Rota  4 -Salto do Prego 
Ir em direcção a Faial da Terra- Fazer o Trilho Salto do Prego - Aldeia de Sanguinho - Ponta do Garajau ( almoço) - Povoação-  Água Retorta - Praia do Lombo Gordo - Ponta da Madrugada - Ponta do Sossego -Farol do Arnel- Lomba da Fazenda - Achada - Ribeira Grande -Regresso Alojamento -
Sugestão de Restaurante nesta Rota: Restaurante Ponta do Garajau (peixe fresco grelhado na hora).

-Salto do Prego-

-Aldeia de Sanguinho-

-Praia do Lombo Gordo ( foto telemóvel)-

-Farol do Arnel (foto telemóvel)-


Outras sugestões de Restaurantes em São Miguel:

Restaurante Cais 20 - São Roque
TASCA - Ponta Delgada.
Alabote - Ribeira Grande
Restaurante da Associação Agrícola -Ribeira Grande
Cantinho do Cais-Porto Formoso
Restaurante do Hotel Terra Nostra- Furnas
Restaurante Miroma - furnas
O Pescador - Rabo de Peixe

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!