Folar sem Glúten
sábado, abril 20, 2019"E quando você menos espera a vida vai lá e te surpreende." Clarice Lispector
E depois da surpresa, podia escolher aquela frase "se a vida te dá limões faz limonada" mas não gosto desta frase. Se é para surpresas preferia escolher outra que dissesse "se a vida te dá limões faz Gin Tónico ou pede sal e Tequila" . Às vezes, nas mudanças custa a ficar sóbrio e ter discernimento para a vertigem em que entramos quando tudo parece andar à roda. Mesmo que não nos apeteça, que antes queiramos estar sossegadinhos a vida obriga a mudar e obriga-nos a estar sempre a aprender e a ajustar-nos! Por um lado é uma chatice mas por outro, que seríamos se não fosse isso? Conseguiríamos ser sempre iguais?
E a vida impôs-me outra mudança: descobriu-se que a minha filha Cristina não pode comer nada que contenha glúten, é Celíaca. Primeiro senti um susto, depois o medo do desconhecido, sem saber muito bem como lidar com isso... falei com pessoas que têm o mesmo problema e confesso que em determinado momento senti uma vertigem, pensei que não saberia adaptar-me e ajudá-la nesta mudança. Depois fiz uma pausa e pensei: aos poucos, com erros e acertos havemos de conseguir, nós que a rodeamos, e em primeiro lugar ela própria. Para ajudar existe a Associação Portuguesa de Celíacos que para além de consultas de nutrição, fornece bastante informação e ajuda. Aos poucos vamos conseguir adaptarmo-nos, adaptar receitas e inventar se for preciso! Desde o pão até a um Folar de Páscoa. Doce ou Salgado, neste caso doce e sem glúten, adaptado de uma Receita do Jumbo. Porque às vezes é preciso dar um ar de normalidade à mudança e mostrar que apesar de mudar, conseguimos continuar igual...
Ingredientes
250 ml de bebida de Amêndoa
2 ovos
100 gramas de Açúcar
500 g farinha sem glúten
200 gramas amido de milho ( Maisena)
1 pacote de fermento sem glúten ( 10 gramas de Mix Pan Schar)
Sumo e Raspa de 1 laranja
4 colheres de Sopa de Azeite
50 gramas de amêndoas com pele partidas grosseiramente
50 gramas de pepitas ou chocolate negro partido aos bocados sem glúten (70% mínimo)
Receita
Misturei a bebida de amêndoa morna com o fermento e deixei repousar por 5 min. Juntei as farinhas, os pedaços de chocolate, a amêndoa e o açúcar, misturei bem e adicionei os ovos, o azeite e a raspa e sumo de laranja. Amassei bem novamente com as mãos, até ficar com uma massa que não se colava aos dedos. Formei uma bola e polvilhe a massa com um pouco de farinha Maisena, tapei e deixei levedar por 1.30h até duplicar o seu volume num local abrigado e morno.
Retirei a massa da tigela, e dividi e moldei duas bolas de tamanho igual e coloquei num tabuleiro forrado a papel vegetal. Deixei repousar durante mais 10 minutos. pincelei os folares com gema de ovo batido e coloquei por cima amêndoa partida.
Pré-aqueci o forno a 180ºC. Levei os folares ao forno durante cerca de 30 minutos fazendo o teste do palito para ver se estavam cozidos. Depois retirei do forno e deixei arrefecer em cima de uma rede.
Boa Páscoa!
0 Comments
Quer comentar?