Pão de Aveia, Centeio e Sementes

quarta-feira, outubro 11, 2017

"Tira-me o pão, se quiseres,tira-me o ar, mas não me tires o teu riso." Pablo Neruda



O riso é a cola que me liga e me aproxima dos outros. Nada me aproxima mais de alguém do que o sentido de humor, sobretudo de tiver um sentido de humor parecido com o meu (sim,porque há vários tipos de sentido de humor!). 
O riso é mesmo uma terapia: faz-nos bem à alma e ao corpo! Há pessoas que nos fazem rir só de as ouvirmos rir e há risos que ficam inesquecíveis...

Muitas vezes dou por mim a rir sozinha ao lembrar-me de alguns momentos hilariantes (e parvos) que me fizeram rir imenso!  Há coisas que me farão rir sempre que me lembro delas! 

Como certa vez em que um amigo me convidou para ir a um jantar solene da empresa, onde a esposa trabalhava, com ele e com a esposa que eu mal conhecia. Numa sala enorme de um hotel, cheia de mesas redondas, chegou o momento do presidente da empresa discursar, tendo ficado um silêncio absoluto para o discurso. De repente, o silêncio e o discurso foram brutalmente interrompidos pela música da la cucaracha, que começou a tocar muito alto, debaixo da nossa mesa. O presidente parou o discurso, ficou toda a gente a olhar para a nossa mesa, até que passados alguns segundos o meu amigo se lembrou, perante o olhar fulminante da esposa, que era o telemóvel dele que estava a tocar. Lá conseguiu constrangido e só ao fim de algum tempo encontrar o telemóvel debaixo da mesa e desligá-lo, demorando um tempo que pareceu uma eternidade, ante o olhar ameaçador de toda a sala. Iam-me saindo as hérnias todas, com o esforço que fiz para não rir, mas assim que o discurso recomeçou começámos os dois a rir a bandeiras despregadas, as lágrimas caíam-me pela cara abaixo e quase nos enfiámos os dois debaixo da mesa de tanto rir. Cada vez que relembro aquela cena ao pormenor volto a rir-me sozinha e os dois voltamos a rir cada vez que falamos dela!

Que falte tudo menos o riso...e o pão!





Este foi o Pão ( sem glúten) que acompanhou o Sumo de Laranja, Papaia e Açafrão no tal pequeno almoço de Domingo, com Manteiga de Amendoim! Este pão durou pouco, fez tanto sucesso que ainda andavam à procura dele cá em casa mesmo depois de ter acabado... 


Receita Pão Aveia, Centeio e Sementes
250 gramas de flocos de Aveia Integral
250 gramas de flocos de Centeio Integral
1 pacote de fermento em pó sem glúten (10 gramas)
1 colher chá sal
4 colheres de sopa de Azeite
1 colher sopa de Mel
6 colheres de sopa de Nozes partidas aos bocadinhos
1 colher sopa de sementes de Linhaça
1 colher sopa de sementes de Chia
1 colher sopa de sementes de Sésamo
300 ml de água quente


Este pão foi feito na máquina do pão mas pode ser amassado à mão.
Nesta receita coloquei o Azeite na Máquina do Pão e depois os restantes ingredientes deixando ser amassado e cozido num programa de pão integral.

Receita de Manteiga de Amendoim

500 gramas de Amendoim crus ou já torrados, sem pele (com ou sem sal )
3 colheres de sopa de Óleo de Coco

Se for com amendoins crus, têm que ser torrados no forno. Depois retira-los do forno e deixa-los arrefecer por completo.
De seguida colocar no 123 (ou no liquidificador) e triturar até obter a Manteiga com a textura que desejar
Guardar num boião de vidro  no frigorífico.

You Might Also Like

2 Comments

  1. Sorrisos cúmplices, bela história!(Carminho)

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Carminho! São mesmo risos cúmplices tal como temos sempre que estamos juntas!!:)

    ResponderEliminar

Quer comentar?


Click here to see my Photos!