Gelatina de Matcha e puré de Morango

domingo, maio 07, 2017

Entrei a correr atrasada. Já só cheguei a tempo de lhe dar a sopa do jantar. Quase todos os dias, ao fim do dia, ando numa correria para conseguir passar pelo lar onde se encontra.Chegou um dia em que deixei de conseguir cuidar dela. Sinto uma imensa culpa mas não consegui. Lembro-me que senti esta mesma culpa quando deixava as minhas filhas na creche e quando,ao fim do dia, por qualquer motivo me atrasava a chegar à creche. É o mesmo que sinto hoje quando chego mais tarde ao lar para ver a minha mãe de 96 anos , que me teve aos 47 anos. 
Se nada nos prepara para ser mãe, muito menos nos prepara para ser mãe da nossa mãe. Nem para assistir ao seu sofrimento. Nem ao seu esquecimento provocado pelo Alzheimer. Reconhece-me. Alegra-se quando chego. Muitas vezes depois fica a dormitar enquanto ali estou. Outras vezes atormenta-me com os seus sofrimentos e alucinações. A única casa de que se lembra é a da sua própria mãe e é para lá que quer ir. Às vezes acha que eu sou a mãe dela e eu brinco com isso e chamo-lhe "bébé","cãozinho", " meu cão" "bichinho" e outros nomes parvos que tenho a mania de chamar às minhas filhas e que deve parecer muito mal às pessoas que ouvem. Que se lixe!
Esta semana quando estava a dar-lhe a sopa perguntou-me: "onde esta a tua mãe? e eu respondi: - " a minha mãe és tu!" -" não sou nada deves ter uma mãe muito mais nova!" 
Fiquei com os olhos marejados de lágrimas. E vivo entre ser filha e ser mãe. Os papéis nem sempre são muito claros. Porque nestes momentos preciso muito do colo das minhas filhas!
Como hoje é o tal dia da mãe, uma sobremesa para manter todas as mães, filhas, mulheres....saudáveis!
Uma gelatina feita de chá matcha, que  é feito das folhas mais jovens do chá verde.Tem propriedades mais concentradas, sendo rico em antioxidantes, ajuda na perda de peso e ainda melhora o humor e a concentração.


Receita

5 colheres de sopa de óleo de coco
1/2 xícara de mel
2 colheres de chá matcha em pó
1 colher de chá de pó de ágar-ágar
400 ml de leite de arroz
100 ml de leite de coco
1 colher de sopa de extrato de baunilha
morangos q.b

 Aqueça o leite de coco, 300 ml de leite de arroz com o mel, a essência de baunilha e o óleo de coco extra-virgem em uma panela até derreter, mas não cozinhar.
Em uma tigela pequena coloque o matcha em pó e adicione um pouco de água quente 2 colh sopa), mas não fervente. Mexa ambos por alguns segundos até misturar bem.Adicione à  mistura anterior que estava no lume
Adicione o ágar-ágar aos 100 ml de leite de arroz restantes numa panela, enquanto ainda frio, e leve ao lume,aumente o fogo e deixe ferver por cerca de um minuto mexendo sempre. Depois bata todos todos os ingredientes numa batedeira distribua em recipientes e vai ao frio.
Para servir desenforme e servir com morangos reduzidos a puré.

You Might Also Like

2 Comments

  1. Adorei!
    Adoro a tua capacidade de expor assim os teus sentimentos.
    Também sou/fui filha de mãe "velha".
    Abraço
    Florbela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Florbela! Expôr assim os sentimentos pode ser terapêutico ou tornar-me mais frágil pela transparência. Mas é a minha forma de ser/existir/é a minha essência! abraço com ternura

      Eliminar

Quer comentar?


Click here to see my Photos!