Pudim de Côco

quinta-feira, dezembro 15, 2011

O Natal põe-me os nervos em franja. Tira-me a cereja de cima do bolo. O tempo não cresce ... e a lista de coisas a fazer aumenta, o que me faz reduzir a niveis minimos as horas de sono. Quero fazer tudo e o dia so tem 24 horas. Há momentos em que me dá uma vontade súbita de voltar, de férias, ao Equador onde o calor quase faz esquecer que é Natal e o ritmo nos faz mergulhar em despreocupação. Confesso que quando lá estive, não me lembro de ter comido este pudim de S.Tomé, (ou Quindão), mas este pudim, com ar tropical pelo seu côco, surge sempre brilhante e diferente, mesmo no inverno, e faz parte das minhas sobremesas crónicas.







Ingredientes:
300 grs de açúcar
2,5 dl de água
6 gemas
4 ovos
150 gr de côco ralado
raspa de limão

Caramelo:
125 gr de Açúcar









Fiz um caramelo claro com 125 gr de açúcar  e forrei com ele uma forma. Deixei arrefecer e solidificar.


Fervi os 300 grs de açúcar com 2,5 dl de água durante 5 minutos. Retirei do lume. Numa tigela coloquei o coco ralado, deitei por cima a calda de açúcar e mexi bem. Juntei a raspa de limão e deixei arrefecer.
Quando frio juntei os ovos e as gemas e mexi bem. Deitei na forma com o caramelo e levei a cozer cerca de 45 minutos em forno médio (160º)





















P.S-A cereja não faz parte da receita mas faz lembrar uma rena do pai natal não acham??


You Might Also Like

1 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!