Pinhas de Natal

sábado, dezembro 16, 2017

"A vida é um caminho de sombras e luzes. O importante é que se saiba vitalizar as sombras e aproveitar as luzes ."  Henri Bergson


E assim acendam-se as luzes: comece-se o Natal uma e outra vez, porque a vida é também um caminho cheio de sons e profundos silêncios. E eu, quando caio num silêncio ou me escondo numa sombra é sempre um sinal: de que estou a "criar" ou de que estou preocupada com algo. E caí no silêncio porque andei, alegre, a fazer um filme da "história de vida" dos 18 anos de uma amiga. Na fase de "criar" mergulho num outro mundo, onde preciso de silêncios absolutos, para ouvir as ideias que gritam na minha cabeça...
Depois tive um acidente, felizmente apenas com danos materiais, mas que podia não ter sido só isso. A diferença de uma fração de segundo, a diferença de uns poucos centímetros na colisão, poderia ter-me custado a vida (a mim ou à minha filha). Foi mesmo apenas uns segundos "nesse encontro" que fez a diferença de estarmos vivas. Encolho-me assim na escuridão...


Mas o "show" tem que continuar porque fui sempre assim. O Natal, na minha infância, era uma época triste e solitária que passava sozinha com a minha mãe. Assim que comecei a ser eu a fazer a árvore de Natal, enchi-a de luzes coloridas. Só para depois apagar as luzes todas à volta, e ficar no escuro, sentada na sombra, a vê-las piscar durante horas. Não porque me alegrassem, mas porque precisava desse profundo contraste de luz e sombra.

Continuo assim...encho a casa de Natal... da mesma forma que acendia as luzes na pequena árvore apanhada no pinhal. Agora tenho as filhas só pela metade, entre a noite e o dia de Natal, o que deixa uma enorme sombra...porque as sombras do Natal são as ausências dos que amamos...
Mesmo assim acendam-se as luzes para que eu possa contemplá-las na sombra!! E que todos tenham um Natal com muita luz e poucas sombras!


Receita :

2 Embalagens de Queijo Creme Philadelphia
200 gramas de Alperces Secos
100 gramas de nozes 
3 colheres sopa de Azeite
2 colheres sopa alho em pó
Sal q. b.
Pimenta preta q.b.
Amêndoas com pele q.b.
Ramos de Alecrim
Tostas pequenas para acompanhar.

Triture, no 123, as nozes e os alperces secos, misture com o queijo creme, o azeite, sal, pimenta e alho em pó. Molde com a ajuda de 2 colheres, 2 pinhas, num prato e alise-as com uma faca. Decore espetando as amêndoas com casca e decore com os ramos de alecrim. Reserve no frio até à hora de servir e acompanhe com tostas para barrar.

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!