Cheesecake de Rafaello

quarta-feira, dezembro 27, 2017

"O que passou, passou, mas o que passou luzindo, resplandecerá para sempre."Johann Goethe


E na cabeça só me soa a música do filme Frozen " já passou, já passou...". E já passou o Natal, nesse misto de sentimentos, em mim já habitual mas que , quando olho à minha volta, também sinto nos outros: gente a sentir ainda mais as ausências dos ausentes; gente que se sente dividida para estar em todas as "partes" da família;  um jovem chorar porque o avô, doente, não estava em condições de sair do lar na noite de Natal. 

Não! Não é o frenesim das compras que me incomoda, porque as faço antecipadamente ou, cada vez mais, "on line" e por isso nunca sinto essa confusão, mas são estas contradições que esta quadra desenterra que mexem comigo...

No meio desse misto de sentimentos, do esforço que faço por arrastar a minha mãe do lar até a minha casa,(sem que ela sequer se aperceba de onde está e passe o dia a dormir em frente à lareira); da noite em que as filhas estão ausentes e a casa está mais vazia; da ausência da "minha Lourdes" que já partiu e que enchia o meu natal de luz...mesmo assim faço questão que tudo brilhe...que tudo resplandeça de pormenores, quando as filhas chegam para o almoço de natal... porque é isso que vai perdurar na memória. E depois do almoço, abrir por fim as prendas, sem pressas, e depois, como se se cumprisse um velho ritual, instalarmos-nos todos à lareira a fazer o que cada um lhe apetece, só pelo prazer de estar ali. Esta é a parte doce do meu Natal!






Para "luzir" e adoçar neste Natal fiz um Cheesecake de Rafaello (de côco e chocolate branco) porque somos fãs dos bombons Rafaello! A receita não é minha,  é da La Dolce Rita  embora tenha feito uma ou outra alteração....mas que brilha, brilha! E é muito bom! 

Base do Cheesecake:
50 gramas de Manteiga
25 gramas amêndoas fatiadas (torradas a 170 graus durante 10 minutos)
100 gramas de bolachas digestivas (trituradas no 123)

Derreter a manteiga no microondas e misturar com a amêndoa ( também triturada grosseiramente no 123, depois de torrada) e as bolachas.
Colocar a mistura numa forma de cheesecake a formar a base e pressionar bem de forma a ficar compacta. Colocar no congelador.

Recheio:
50 gramas de côco
200 ml natas frescas
2 folhas de gelatina
100 gramas de chocolate branco
1/2 colher chá de baunilha
30 gramas de açúcar em pó
50 ml de leite
200 gramas de Queijo creme ( tipo Philadelphia)

Colocar as folhas de gelatina em água para hidratar. Partir o chocolate em pedacinhos, juntar o leite e levar ao microondas ( ou em banho-maria) para derreter. Retirar e mexer bem para se derreter no leite.
Bater as natas ( bem frias) até ficarem firmes e reservar.
À parte numa tigela bater o queijo creme com uma vara de arames para desfazer todos os grumos. Juntar o chocolate derretido, o açúcar em pó, o côco ralado e a baunilha, mexer e depois juntar, devagar, as natas batidas e envolvendo-as com cuidado. No final juntar a tudo isto a gelatina (espremida e derretida uns 10/15 segundos no Microondas). Retirar a base do congelador e deitar por cima o recheio. Levar ao frigorífico durante 6 horas para solidificar mas ao fim de 2 horas deitar-lhe por cima a seguinte cobertura:

Cobertura:
Côco ralado q.b.
100 gramas de chocolate
100 ml de natas
Rafaello's q.b.

Derreter o chocolate ( partido em pedaços) em banho-maria e mexer junto com as natas. Colocar por cima e deixar mais 4 horas. Na hora de servir partir grosseiramente bombons Rafaello e distribuí-los por cima.


You Might Also Like

4 Comments

  1. Eu queria era provar! O aspeto. A descrição. Até me cresce água na boca ... Quanto ao Natal, cada vez o encaro mais como um dia normal, para que a tristeza não tome conta de mim. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez ainda proves ...;) O Natal é um dia normal mas sempre o podemos fazer luzir com pijamas do "come with me to the dark side" e um ou outro Tronco de Natal!:):):):) Para além deste cheesecake claro! Beijos

      Eliminar
  2. O texto está cheio de "luz" por dentro e por fora ... quanto ao doce, tem muito bom aspeto e tiro o chapéu. eu ... Não tenho a mínima paciência para fazer doces ... lol Beijinhos
    Carminho Garção

    ResponderEliminar

Quer comentar?


Click here to see my Photos!