Verão Branco de Amêndoa com Caramelo

domingo, agosto 27, 2017

"De todos os lápis de cores;
De todas as cores;
O branco, tão isento de cores,
Nada o pintou."Gretchen Stipp


Aqui pelo Oeste o Verão tem sido estranho. Muitas vezes sem sol, cinzento, frio e ventoso, a que ainda se associou um pequeno tremor de terra, como que a dizer: Acordem! Quase não há água, e embora por aqui ainda não falte, acho que me dou conta, pela primeira vez, de que a água é um bem que começa mesmo (e seriamente!) a escassear...

Tem sido um verão estranho este! Em muitos lados quente e dramático. Para mim pelos incêndios em Portugal e  pelo atentado terrorista de Barcelona. Curiosamente associo sempre as tragédias ao estio do verão. Felizmente não são tragédias pessoais, mas são tragédias que me afetam e que me ficam a ecoar cá dentro. Em mim fica um enorme sentimento de impotência e hesito se o luto deveria ser preto ou branco...


O branco e o preto são apenas resultado da presença ou ausência de luz: a cor branca é a luz pura, em que há uma reflexão total das sete cores; a cor preta é ausência total de luz, pois as cores não se refletem, elas são absorvidas. Se o branco é a cor que reflete todos os raios luminosos, então que o luto seja branco porque é luz!  
Como dizia Martin Luther King "A escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso."  Eu acredito nisso!


E esta receita perseguia-me, na ideia, há anos depois de ter visto algo parecido, mas por uma razão ou por outra ainda não tinha sido realizada! Foi realizada este verão e preenche com um branco simplesmente divinal!

Receita
Pudim:
150+100 gramas de amêndoas sem pele
150 gramas de Açúcar+ 150 gramas de Açúcar
1/2 litro de leite
2 pacotes de natas frescas
5 folhas de gelatina 
2 pacotes de Ágar-ágar ( 14 gramas)
2 colheres de sopa cheias de Aguardente de Medronho

Pique 150 gramas de amêndoas e as 150 gramas de açúcar o mais finamente possível. No copo da varinha mágica coloque o leite e a amêndoa, o açúcar picados e a aguardente. Triture bem com a varinha e deixe a mistura 1 hora no frigorífico.
Entretanto bata as claras até ficarem firmes e ao fim de uma hora junte com cuidado ao preparado que esteve no frigorífico. Adicione 2 pacotes de Ágar-ágar e as folhas de gelatina previamente demolhadas em água fria e derretida no lume.
Deite numa forma grande ou em pequenas que possa desenformar com facilidade. Deixe no congelador de 1 dia para o outro. 
Entretanto fatie de forma grosseira as amêndoas e leve-as a torrar ao lume. 

Caramelo 
Faça também um caramelo com 150 açúcar. leve o açúcar ao lume até derreter e ficar com um tom amarelo torrado. Junte água quente e deixe ferver um pouco. Retire do lume e reserve numa taça ( que pode guardar no frigorífico)

Quando quiser servir desenforme o pudim: deixe a forma uns segundos numa taça com água quente e desenforme depois para um prato. Deite por cima as amêndoas e à parte numa taça serva o caramelo fresco.

( Eu, para além destas, fiz outra versão em forma grande que desapareceu em segundos não permitindo fotografar!)

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!