Docinhos de Côco

terça-feira, novembro 05, 2013

"O preto domina tudo. Assim como o branco. Eles são beleza absoluta." Coco Chanel

É de côco mas não é Chanel!

È daqueles coqueiros da Guiné a que Marcelino, indiferente á existência das modas de Paris, subia para apanhar os cocos que haviam de ser a subsistência da familia. Filho de Injai e de Inai, Marcelino era negro, muito negro mas trazia nos olhos um olhar doce de açúcar. Quando lhe perguntei o que fazia Marcelino sorriu e falou-me dos coqueiros, dos campos de arroz e de amendoim onde trabalhara com o pai, até o tio lhe querer pagar os estudos na Rússia. Quando este lhe falhou os pagamentos,estava no 11º ano, rumou a Portugal para trabalhar, como servente nas obras, mas mantinha a doçura e os olhos brilhavam quando falava dos coqueiros e de Ivandro, Leandro e Benvinda os 3 filhos que deixara na sua África.

No final levantou-se, de pasta na mão, estendeu-me a mão com um enorme e branco sorriso. Agradeceu o meu sorriso. No brilho do seu negro trazia uma camisa branca, imaculada, impecavelmente engomada, onde pendia um terço castanho por cima. Era de uma beleza absoluta!  


Receita de Docinhos de Côco:

6 folhas de gelatina incolor
2 colheres de sopa água
1 colher sopa de açúcar
1 colher de chá de chocolate em pó
1 pacote de natas
1 lata leite Condensado
1 pacote de Côco Ralado ( +- 200 grs)

Demolhei a gelatina em água fria. Fervi a água com o açúcar e o chocolate em pó até obter uma mistura espessa. Bati as natas bem firmes. Misturei o leite condensado com um pouco de natas que deixei levei ao lume a ferver. Retirei do lume e juntei as folhas de gelatina escorrida, mexi até ela se dissolver e deixei arrefecer.
Quando este preparado estava quase frio, juntei as natas batidas e a mistura de chocolate. Misturei metade do côco e coloquei no frigorífico até ficar firme.
Depois, moldei pequenas bolas na mão, passando-as pelo côco ralado. Coloquei em formas de papel e voltei a colocá-las no frigorífico para as servir frias.
Servi-as bem brancas, junto com um café negro.
(receita adaptada de " As melhores receitas com  leite condensado" )

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!